É normal sentir medo de cirurgia.
Quando passamos ou estamos prestes a passar por uma situação que foge ao nosso controle sentimos medo. No caso de procedimentos cirúrgicos, esse sentimento é comum e geralmente vem acompanhado de ansiedade, insegurança, vulnerabilidade e outras sensações que rodeiam desde o momento de decisão cirúrgica até o pós-operatório.
>>> Cuidados pré-operatórios para cirurgias abdominais
Ao anunciar a um paciente que ele precisará operar, e isso faz parte da rotina de qualquer cirurgião, há um desconforto. É normal e ele deve ser encarado com respeito pelos dois lados do processo.
Quando a indicação cirúrgica acontece em caráter de urgência, onde o paciente está em maior risco, muitas vezes nem temos tempo para pensar. Mas nas indicações eletivas, quando é possível escolher a melhor data e fazer um planejamento, é possível minimizar os sentimentos de medo e ansiedade do paciente com recomendações de ordem prática.
Como lidar com o medo de cirurgia
Primeiramente, é muito importante que o paciente se prepare e se programe para passar por um procedimento cirúrgico. Quando falo em programação, me refiro não somente aos exames pré-operatórios, mas também de programação no trabalho, em casa e em tudo que envolve o dia a dia. É necessário também pensar na logística do pós-operatório, dieta, curativos, locomoção e em toda ajuda que vai precisar no processo de recuperação.
Para que o paciente se sinta seguro na hora de entrar no centro cirúrgico, é essencial uma conversa mais longa na última consulta pré-operatória para esclarecer todos os detalhes do procedimento. Eu faço questão de tirar todas as dúvidas e assim deixar os pacientes mais tranquilos. Manter um canal de diálogo aberto é muito importante para minimizar o medo de cirurgia, principalmente no pós-operatório.
Medicina não é uma ciência exata, e cada caso é um caso. O importante é o paciente saber que poderá contar com o seu médico nas diversas situações que envolvem o pré e pós-operatório, até o retorno às suas atividades normais.
Estou vivendo este momento. Estou me preparando para uma cirurgia da TREC(TRABECULOTOMIA) em ambos os olhos. Vou operar o direito primeiro e o médico é conceituado e inspira muita confiança no meu oftalmologista que me atende no dia a dia. Mas de qualquer forma não me sinto confortável para a cirurgia já que envolve os meus olhos que tenho como o mais importante sentido que é a visão. O que devo perguntar ao cirurgião na última consulta antes da cirurgia?
Acho que devo perguntar os riscos tanto durante quanto após a cirurgia. Estou correto?
Devo deixar a cirurgia para o início do próximo ano? Já que o pós operatório envolve muita atenção e cuidados.
Olá Eduardo.
Pergunte ao seu médico todos as suas dúvidas.
Assim você poderá se sentir mais seguro no procedimento.
Desejo uma ótima cirurgia e uma excelente recuperação.
Ola doutor!! Farei uma videolaparoscopia para retirada de um cisto no ovário. Estou morrendo de medo da cirurgia, da anestesia…o que eu faço?? É um sentimento horrível de ter
Olá Rosângela.
Converse com o seu cirurgião sobre suas preocupações. Ele deve te tranquilizar.
E saiba que nenhum paciente vai para um procedimento cirúrgico 100% tranquilo. É normal sentir medo.
Desejo um ótimo procedimento!
doutor estou começando o prosseço para laqueadura mas tenho muito medo da sensação deste momento .na hora da anestesia, do corte ,como posso me preparar ?
Conversando sobre seus medos com seu médico.
Tenho 32 anos e até hoje adio a ideia que preciso fazer cirurgia ortognatica. Tenho pavor de pensar o quanto ela é invasiva o quanto tempo dura e a recuperação depois. Mas preciso fazer ela e não sei mais como passar por isso
É muito importante, para diminuir a insegurança, conversar com o seu cirurgião sobre cada detalhe do processo.