Doença Hemorroidária: como tratar?

Doença hemorroidária, apesar de ser um problema que atinge aproximadamente metade da população, ainda é considerada um tabu. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda médica por medo, constrangimento e até falta de informação.

Principal causadora de sangramento às evacuações, a doença hemorroidária acontece quando o conjunto de vasos sanguíneos próximo da borda anal é dilatado. Os principais sintomas a serem notados são: prolapso hemorroidário, que é a presença de um tecido para fora que pode ser sentido após evacuar ou sangramento indolor nas fezes.

Como tratar a Doença Hemorroidária?

O tratamento correto será indicado após consulta médica. A primeira medida é a mudança de hábitos alimentares e de higiene e , se necessário, medicação. Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário é proibido!

Orientamos sempre o consumo de fibras e frutas, ingestão de líquidos e a prática de exercícios físicos regulares. Evitar o uso de papel.

Caso o quadro não apresente melhora ao tratamento clínico, a doença hemorroidária pode ser tratada por diversas técnicas cirúrgicas (THD, cirurgia convencional com corte, ligadura elástica, PPH).

Dentre todas as técnicas cirúrgicas disponíveis, a técnica de THD (Dearterialização Hemorroidária Transanal, guiada por Doppler) quando bem indicada, tem resultados excelentes, sem dor ou com pequeno desconforto no pós operatório, permitindo o retorno precoce às atividades do dia a dia.

A técnica de THD consiste na correção cirúrgica da doença hemorroidária através de um dispositivo que atua diretamente nas causas do problema com o benefício de gerar menos desconforto pós operatório do que a cirurgia convencional.

Trombose hemorroidária

Uma das complicações frequentes da doença hemorroidária é a trombose hemorroidária, um quadro de urgência médica pela grande dor que causa. Sua origem é um coágulo no mamilo hemorroidário.

Pode ter indicação de tratamento cirúrgico a depender do tamanho, dor, sangramento e melhora ou não ao tratamento clínico inicial.

É de extrema importância que se exclua outras possíveis causas para o sangramento intestinal, mesmo na presença de doença hemorroidária, para pacientes com idade avançada, fatores de risco para neoplasia e com histórico familiar de câncer intestinal.

PS.: Sobre a foto do post – pimenta pode piorar muito os sintomas de quem já tem um problema hemorroidário. Mas não gera hemorroidas.

Agende sua consulta!

6 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *