6 atitudes que ajudam no tratamento de Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é o responsável pelos sintomas de azia e queimação atrás do peito, que ocorrem principalmente após as refeições. Outros sintomas mais atípicos são: tosse crônica, crises de asma, sinusites, rouquidão e engasgos noturnos.

Algumas ações que podem ajudar no tratamento do refluxo:

– Fracionar refeições

– Evitar jantar tarde

– Evitar jantar e deitar logo em seguida

– Elevar a cabeceira da cama ou dormir com um travesseiro a mais

– Evitar cafeína (café, energético e chá preto), refrigerante, doce, comidas condimentadas e bebidas alcoólicas

– Não fumar

​Qual o risco de se ter refluxo?

Uma das principais consequências do refluxo gastroesofágico é a esofagite (inflamação do esôfago). Quando não tratada adequadamente, a esofagite pode evoluir a longo prazo para neoplasia (câncer) de esôfago.

Como é o tratamento para o refluxo?

O tratamento inicial é com medidas clínicas, como mudança de hábitos alimentares, quantidade e frequência das refeições, e prescrição de medicamentos que ajudam na digestão e na diminuição da acidez gástrica.
Quando não há melhora clínica, pode ser indicada a correção cirúrgica para o refluxo.

Como é feita a cirurgia para o refluxo?

Feita por vídeolaparoscopia, com rápida recuperação e alta precoce, a cirurgia para correção do refluxo cria uma válvula utilizando o próprio estômago, impedindo o refluxo do conteúdo gástrico ao esôfago.

Agende sua consulta!

10 Responses

    • Olá Fátima! Tudo bem?
      Existe sim tratamento com cirurgia. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente. Algumas pessoas se beneficiam de tratamento clínico, outras de tratamento cirúrgico.

    • tudo bem tenho o refluxo mas é normal dor severa ao engolir as vezes até mesmo agua queimar lado direito sentido figado

      • Olá Fátima.
        É preciso avaliar se o seu refluxo não está causando uma inflamação mais intensa no esôfago, como esofagite, e também se não há outras alterações em órgãos abdominais.
        O ideal é passar em consulta médica e realizar exames complementares.

  • Estou com incidência de H pylori , e com qualidade de vida péssima a quase 2 anos , fiz tratamento com antibioticos 2 vezes e pelo novo exame a bactéria esta ativa , o Sr Daniel teria recursos mais sérios para me ajudar?

    • Os tratamentos devem ser individualizados. Para isso, o ideal é que seja realizada sempre uma consulta com seu médico.

  • Dr Daniel, boa tarde!!
    Gostaria de saber se é possível fazer endoscopia digestiva tomando clopidogrel 75 mg e aspirina 100 mg, após, quase 5 meses, ter colocado 3 stents. Obrigada por sua atenção!

    • Bom dia.
      É possível a depender do objetivo do exame.
      Caso haja necessidade de se realizar algum procedimento durante a endoscopia o ideal é ajustar a suspensão da medicação com seu médico.
      Muito válido também é conversar previamente com a equipe de endoscopia para deixar claro que está em uso das medicações e evitar procedimentos que tragam risco de sangramento.

  • Olá, bom dia, gostaria de saber como trata sufocamento que acontece pelo refluxo, a falta de ar e de oxigenação em uma crise

    • Olá Rodrigo.
      O sufocamento e falta de ar durante a crise de refluxo, em adultos sem problemas neurológicos prévios, costuma ser auto limitado e melhora elevando o decúbito (sentando ou levantando).
      Importante ressaltar que se esse quadro é recorrente ele precisa ser tratado. As crises de refluxo recorrentes podem trazer consequencias graves ao esofago e ao pulmão.
      Agende sua consulta com um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *