Principal responsável pelos sintomas de azia e refluxo, hérnia de hiato é o termo técnico utilizado para o deslocamento do estômago para o tórax.
É uma condição anatômica que favorece o refluxo gastroesofágico, com queimação atrás do peito, azia e dor na “boca do estômago” após alimentação. Algumas vezes pode ser assintomático.
O tratamento médico adequado impede a agressão ao esôfago e melhora os sintomas. Algumas recomendações são importantes para ajudar:
– Evitar frituras e alimentos gordurosos e muito condimentados
– Não ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes
– Cortar líquidos durantes as refeições
– Comer devagar e mais vezes, porém em menor quantidade
– Não fumar
– Usar travesseiros mais altos ou calçar a cabeceira da cama
– Jantar mais cedo e não deitar logo após comer à noite.
Cirurgia de Hérnia de Hiato
A depender do tamanho, a hérnia de hiato costuma responder bem ao tratamento clínico e medicação. Quando não há melhora, no entanto, e a hérnia for muito volumosa, o procedimento cirúrgico é o ideal.
A cirurgia é feita com anestesia geral e por videolaparoscopia. O paciente precisa estar de jejum de 8 horas.
O objetivo da cirurgia é ajustar o alargamento do orifício do diafragma por onde passa o esôfago e fazer uma válvula com o próprio estômago para impedir que os ácidos e alimentos subam pelo esôfago (refluxo).
O pós-operatório costuma ser tranquilo, com pouca dor. A recuperação é rápida e o retorno às atividades geralmente ocorre em 7 dias. Nos primeiros dias após o procedimento, o paciente deve ingerir alimentos cremosos e aos poucos vai voltando à dieta normal.
Se você tem sintomas de refluxo procure um médico para acompanhamento.
Saiba mais:
>> Cuidados pré-operatórios para cirurgia de hérnia abdominal