Hérnia Inguinal: sintomas e tratamento

Hérnia Inguinal: sintomas e tratamentoHérnia é uma protuberância de algum órgão interno que pode aparecer em locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna. Isso significa que ocorreu um rompimento parcial ou total de um tecido e houve o deslocamento de um órgão por meio dessa abertura ou fraqueza anormal.

A Hérnia Inguinal, em específico, surge na região da virilha, entre a coxa e a parte inferior do abdômen, como um abaulamento ou crescimento. Essa hérnia é percebida de imediato pelo volume que causa na região, sendo que nos homens ela pode se estender até os testículos, a chamada hérnia inguinoescrotal. Apesar de ser mais frequente no sexo masculino, a doença também pode aparecer nas mulheres, na mesma região. 

 

Sintomas da Hérnia Inguinal

Além da aparência, outro sintoma comum é dor ou desconforto local ao fazer esforço físico, o que, geralmente, é causado por fraqueza muscular ou variação anatômica, podendo acometer os dois lados simultaneamente.⠀A sensação de queimação e de peso na virilha também está presente.

A dor ou desconforto também pode aumentar quando o paciente se curva ou tosse. Alguns chegam a se queixar de fraqueza ou pressão na virilha. 

 

Quais os riscos de se ter hérnia inguinal?

O risco de encarceramento e estrangulamento de alças intestinais no anel herniário indicam seu tratamento assim que realizado o diagnóstico

A hérnia começa pequena e vai aumentando conforme o esforço físico e com o passar do tempo. Em alguns casos, ela pode ocupar espaços grandes e chegar a descer à bolsa escrotal..

Portanto, assim que desconfiar e tiver algum incômodo na região, é imprescindível conversar com um especialista.

 

Tratamento para Hérnia Inguinal

O tratamento para hérnia inguinal é cirúrgico e pode ser realizado por videolaparoscopia, com rápida recuperação e retorno precoce às atividades físicas.⠀Na grande maioria dos casos, a cirurgia é o único tratamento indicado para esse tipo de patologia.

 

Como prevenir?

É possível prevenir em partes a doença com acompanhamento de educador físico durante os exercícios sobre os músculos e a cavidade abdominal. Também é importante manter um peso saudável, consumir alimentos ricos em fibra de modo a reduzir a ocorrência de constipação, levantar objetos de forma cuidadosa, dobrando as pernas e não o tronco.

Evitar fumar está entre as prevenções, uma vez que a tosse crônica pode causar ou agravar uma hérnia inguinal. Lembrando que a realização de exercícios regulares para fortalecer os músculos abdominais é também muito importante.

 

Leia também:

>> Cuidados pré-operatórios para cirurgia de hérnia abdominal

>> Medo de cirurgia: o que fazer?

>> Hérnia Umbilical e Hérnia Epigástrica

 

12 Responses

  • parece que estou com esse tipo de hérnia. Só não entendo, que passei no médico e fiz uma tomografia, só que o resultado pelo visto não foi o que o médico esperava, mandaram procurar um medico clínico em um posto de saúde, fiz isso, o mesmo passou uma ultrassonografia, que ainda vou fazer. fica um jogando pra cima do outro, e minha dor só aumentando.

    • Olá Gilson.
      Essa situação de não ter o diagnóstico é chata mesmo. Ainda mais com dor… Estamos à disposição caso deseje passar em consulta.
      Abraço,
      Daniel

  • Olá Doutor,
    Meu nome é Carlos, tenho 51 anos, há uns 10 anos fiz cirurgia de hérnia inguinal bilateral. E por volta de uns 5 anos ou mais venho sentindo desconforto na região operada que vai até o testículo direito, exatamente àquele sobre o qual o médico me informara, que a hérnia chegou perto, segundo as palavras dele, “a hérnia tava descendo para o testículo. O fato é que estou com dificuldade de desempenhar práticas esportivas, uma caminhada às vezes me incomoda. Andei lendo à respeito e entre outras coisa, vi que a tela pode causar aderência, estar comprimindo algum nervo e duto, há até risco de fertilidade.
    Hoje, a minha principal preocupação é com minha qualidade de vida, conviver com esse desconforto constante é complicado.
    Enfim, corro risco de refazer a cirurgia? Há algum exame de imagem específico para essa situação? O que o senhor acha da tela tridimensional? E por último doutor, engordar agrava o quadro dessa dor?

    Um abraço e obrigado
    Carlos José da Silva
    Brasília-DF

    • Olá Carlos .
      Para casos com cirurgia prévia fica bem difícil de te dar uma resposta sem lhe examinar e realizar exames complementares.
      O ideal seria passar em consulta para acharmos o motivo da dor.
      Fico à disposição
      Daniel

  • Olá Doutor,
    Meu nome é Manoel, tenho 78 anos e há muito tempo (não precisar quantos anos) fiz cirurgia de hérnia inguinal. Novamente estou tendo sintomas na virilha. Parei os exercícios físicos com medo de ter complicações. Que devo fazer de imediato? Posso fazer exercícios físico regulares para pernas, braços e coluna? Posso fazer caminhada? Esclareço que fiz, há 2 (dois) anos, cirurgia de desgaste na cabeço do femo tendo, portanto, prótese.

    Agradecido
    Salvador-Ba

    • Olá Manoel.
      Para poder te dar uma resposta adequada é necessário que o senhor seja examinado por um cirurgião.
      Caso venha a São Paulo coloco-me à disposição.
      Grato,
      Daniel

  • Boa tarde Doutor!
    Tenho hérnia inguinal bilateral.
    Fazer uma caminha de 35 minutos de manhã e outros 35 minutos a tarde é desaconselhável?
    Não sinto dores ao fazer a caminhada.

    • Olá Nilton.
      Exercícios físicos geralmente podem piorar as hérnias. Mas essa reposta mais precisa e individualizada só pode ser dada após te examinar.
      Estamos à disposição.
      Abraço.

  • Boa tarde. Meu nome é Arildo e minha pergunta é: Quem é operado de hérnia inguinal jamais poderá fazer exercícios de agachamento? fazer leg press? Existe algum exercício para as pernas que não machuque a região abdominal onde poderei me dedicar à fundo para que não perca massa muscular de minhas pernas. Grato.

    • Olá Arildo, bom dia.
      A cirurgia de hérnia inguinal é feita com o objetivo de retorno total às atividades físicas, respeitando o tempo de pós operatório indicado pelo seu médico. Os pacientes operam para retornarem à vida normal. Inclusive operamos atletas amadores e profissionais, com rápido retorno às atividades. Então você poderá sim fazer leg press e agachamento. Só precisa perguntar ao seu médico depois de quanto tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *