6 atitudes que ajudam no tratamento de Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é o responsável pelos sintomas de azia e queimação atrás do peito, que ocorrem principalmente após as refeições. Outros sintomas mais atípicos são: tosse crônica, crises de asma, sinusites, rouquidão e engasgos noturnos.

Algumas ações que podem ajudar no tratamento do refluxo:

– Fracionar refeições

– Evitar jantar tarde

– Evitar jantar e deitar logo em seguida

– Elevar a cabeceira da cama ou dormir com um travesseiro a mais

– Evitar cafeína (café, energético e chá preto), refrigerante, doce, comidas condimentadas e bebidas alcoólicas

– Não fumar

​Qual o risco de se ter refluxo?

Uma das principais consequências do refluxo gastroesofágico é a esofagite (inflamação do esôfago). Quando não tratada adequadamente, a esofagite pode evoluir a longo prazo para neoplasia (câncer) de esôfago.

Como é o tratamento para o refluxo?

O tratamento inicial é com medidas clínicas, como mudança de hábitos alimentares, quantidade e frequência das refeições, e prescrição de medicamentos que ajudam na digestão e na diminuição da acidez gástrica.
Quando não há melhora clínica, pode ser indicada a correção cirúrgica para o refluxo.

Como é feita a cirurgia para o refluxo?

Feita por vídeolaparoscopia, com rápida recuperação e alta precoce, a cirurgia para correção do refluxo cria uma válvula utilizando o próprio estômago, impedindo o refluxo do conteúdo gástrico ao esôfago.

Agende sua consulta!

32 Responses

    • Olá Fátima! Tudo bem?
      Existe sim tratamento com cirurgia. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente. Algumas pessoas se beneficiam de tratamento clínico, outras de tratamento cirúrgico.

      • O que posso fazer para melhorar minha falta de ar tenho esofagite B e hérnia de hiato 2 cm eu como e depois tenho que vomitar para poder respirar o que está acontecendo comigo, não consigo dormir a.noite fico sufocado e com uma sensação o dia todo que de estou sem ar e fico fungando tentando puxar o are.ajuda

        • Olá Marcio.
          Você precisa passar para uma avaliação da sua hérnia de hiato para indicarmos o melhor tratamento.
          Quando um refluxo causado por hérnia de hiato começa a influenciar a parte respiratória os riscos do não tratamento são muito altos.
          Estamos à disposição.

          • Tenho sofrido muit vom essa hérnia e cresceu de volume Tenho andado muito cansada e com falta de ar.

          • Pela maneira como você descreve me parece que há a necessidade de corrigir a hérnia.
            Marque uma consulta com especialista.

      • Ola dr, a quase 2 anos fui diagnosticado com A bactéria Hpyroli, e consequentemente uma panagastrie leve fiz o tratamento 2 vezes com antibióticos diferentes e não tive efeito as duas endoscopia deu o mesmo resultado e com positivo para a bactéria, no retorno ao gastro o mesmo disse que não tinha mais o que fazer, queria saber se isso é verdade se não tenho como tratar essa doença

        • Entendo sua preocupação, e realmente lidar com a Helicobacter pylori resistente ao tratamento pode ser desafiador. Existem algumas opções que podem ser exploradas:

          Esquemas alternativos de tratamento – Além das combinações padrão, há esquemas que incluem diferentes antibióticos e inibidores de bomba de prótons em doses ajustadas.

          Uso de probióticos e mudanças na alimentação – Embora não substituam o tratamento, podem ajudar a melhorar a microbiota intestinal e aumentar as chances de erradicação.

          Acompanhamento com outro especialista – Se o seu gastroenterologista não ofereceu novas abordagens, vale a pena buscar uma segunda opinião com alguém que tenha experiência em casos resistentes.

          A H. pylori pode ser persistente, mas na grande maioria dos casos, existe um caminho para erradicá-la. Não desanime e busque uma avaliação mais detalhada!

    • tudo bem tenho o refluxo mas é normal dor severa ao engolir as vezes até mesmo agua queimar lado direito sentido figado

      • Olá Fátima.
        É preciso avaliar se o seu refluxo não está causando uma inflamação mais intensa no esôfago, como esofagite, e também se não há outras alterações em órgãos abdominais.
        O ideal é passar em consulta médica e realizar exames complementares.

      • Tenho RGE e tenho ouvido falar em procedimentos menos invasivo por endoscopia como a rádio frequência e o TIF Esophyx. O senhor realiza esses procedimentos, se indicado.
        Muito obrigado pela atenção!

        • Olá Celso. Obrigado pela pergunta.
          Esses são procedimentos não são estabelecidos como padrão para o tratamento da doença do refluxo, portanto eu não indico.
          Fico à disposição, Abraço.

  • Estou com incidência de H pylori , e com qualidade de vida péssima a quase 2 anos , fiz tratamento com antibioticos 2 vezes e pelo novo exame a bactéria esta ativa , o Sr Daniel teria recursos mais sérios para me ajudar?

    • Os tratamentos devem ser individualizados. Para isso, o ideal é que seja realizada sempre uma consulta com seu médico.

      • Olá tenho refluxo e me causa muito muco na garganta, uma baba pegajosa e as vezes da falta de ar é comum esses sintomas? Estou tratando com omeoprazol, demora para melhorar seguindo todas as orientações médicas?

        • Olá. Muitas vezes esse sintomas demoram um pouco para passar. É importante saber que existem outras causas para seus sintomas e muitas vezes é preciso a avaliação de outros profissionais como otorrino, ou pneumologista, para poder se chegar ao diagnóstico correto.

        • Olá, gostaria de saber o que fazer para tratar meu refluxo, sinto muita falta de ar, dor no torax, como e fico passando mal, e isso esta acabando comigo!
          Como confirmar o nivel desse refluxo para buscar um tratamento

          • Olá Daniela.
            É preciso passar em consulta com especialista para entendermos mais detalhes do seu caso e solicitarmos exames complementares se necessário.
            Fico à disposição

  • Dr Daniel, boa tarde!!
    Gostaria de saber se é possível fazer endoscopia digestiva tomando clopidogrel 75 mg e aspirina 100 mg, após, quase 5 meses, ter colocado 3 stents. Obrigada por sua atenção!

    • Bom dia.
      É possível a depender do objetivo do exame.
      Caso haja necessidade de se realizar algum procedimento durante a endoscopia o ideal é ajustar a suspensão da medicação com seu médico.
      Muito válido também é conversar previamente com a equipe de endoscopia para deixar claro que está em uso das medicações e evitar procedimentos que tragam risco de sangramento.

  • Olá, bom dia, gostaria de saber como trata sufocamento que acontece pelo refluxo, a falta de ar e de oxigenação em uma crise

    • Olá Rodrigo.
      O sufocamento e falta de ar durante a crise de refluxo, em adultos sem problemas neurológicos prévios, costuma ser auto limitado e melhora elevando o decúbito (sentando ou levantando).
      Importante ressaltar que se esse quadro é recorrente ele precisa ser tratado. As crises de refluxo recorrentes podem trazer consequencias graves ao esofago e ao pulmão.
      Agende sua consulta com um especialista.

  • Tenho muito refluxo esofágico, tratado com domperidona, rabeprezol e refluzero além de muitos antiácidos
    Tenho notado que se ingiro mais líquido a coisa piora ( assunto para o qual já tinha sido informada, mas tenho sede, o que devo fazer?

    • Evite a ingesta de líquidos antes de dormir e tente realizar uma hidratação mais intensa no período da tarde.
      Evite também o consumo de alimentos muito salgados ou doces, que podem te deixar com mais sede no período noturno.

  • Olá! Tenho refluxo e nunca tratei porque quase não tenho sintomas, só sei pq sempre deu refluxo (Hérnia de Hiato) na minha endoscopia alta. Só que agora deu na minha endoscopia esôfago de barret e o gastro me falou que é só tomar pantoprazol direitinho que não é para se agravar o quadro. Não seria caso de cirurgia?

    • Olá.
      Por se tratar de uma lesão com risco de malignização, sempre devemos ficar mais atentos ao tratamento do Esôfago de Barret.
      O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, e é muito individualizado. A cirurgia garante uma proteção maior ao esofago e por isso há uma tendência na indicação do tratamento cirúrgico. Mas sempre gosto de frisar que cada caso é um caso. É muito importante agendar sua consulta com especialista para a indicação do melhor tratamento. Estamos à disposição para atendê-la.
      Grande abraço.

  • Tenho sufocamento noturno por refluxo. O que devo fazer em uma crise?
    Há risco de morte no momento em que acontece?
    É uma sensação que não volto a respirar.

    • Olá Ivani.
      O ideal é investigar as causas do seu refluxo para que não aconteça mais. O refluxo noturno repetitivo pode gerar diversos problemas crônicos, não só para o esôfago como também para a parte pulmonar.
      Agende sua consulta com um especialista o quanto antes.
      À disposição.

  • Olá bom dia DRa tenho problema de refluxo há vários anos mas por ultimo tenho sentido falta de ar sereva.estou tomando remédio em jejum mas não tá dando certo minha respiração há dias não está normal estou fazendo muito esforço para respirar e arroto direto e quando como qualquer coisa fica logo com a barria enchada cheia der gases o que fazer?

    • Olá Ana Paula.
      Difícil responder assim via mensagem sem te examinar. Mas certamente você precisa marcar com um pneumologista e um gastro para avaliação e tratamento.

      • Fiz um exame de nasofibrolaingoscopia e acusou refluxo. Fiz endoscopia e acusou
        Esofagite e pangastrite leve.
        Tenho halitose terrível e já não tenho uma vida social adequada. Como posso resolver?
        Faço uso de chás, sem leite, sem chocolate, sem temperos.
        Como é um caso bem antigo, gostaria de saber sobre a cirurgia de hiato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *